terça-feira, 12 de agosto de 2014

O nascimento do dragão


Existe uma lenda chinesa sobre o nascimento do dragão, que conta que no tempo em que esses seres ainda não existiam, os chineses viviam em tribos sob a proteção de espíritos bondosos representados por animais e dividiam o trabalho de cuidar deles e da natureza. Assim cada qual ficou como defensor do seu animal protetor: os pescadores cuidavam dos peixes, os homens comuns cuidavam das montanhas e dos pássaros, os cavaleiros cuidavam das planícies e dos cavalos, os dos planaltos cuidavam das serpentes, e os camponeses cuidavam dos arrozais e dos búfalos. Mas para defender seus animais protetores, eles faziam guerras sem fim. Até que as crianças resolveram guerrear contra a guerra. Elas criaram um animal que protegia todos ao mesmo tempo, e que era vivo como o peixe, esperto como a serpente, livre como o pássaro, rápido como o cavalo e forte como o búfalo. Elas pegaram o corpo da serpente e colaram nele as escamas do peixe; acrescentaram a cabeça do cavalo e colaram os chifres do búfalo nela e adicionaram patas do pássaro. A este animal, que poderia enfrentar os mares, voar pelos céus e cavalgar pelas montanhas, deram o nome de Dragão.
O texto é pequeno, mas espero que gostem. Boa noite!
Por: Minoek Van Dorp

O mito do Kappa



O Kappa é uma criatura mística que vive em rios, lagos e lagoas. Dependendo da região ele pode ser benéfico ou maléfico. A ele é a atribuído a culpa pela maioria dos afogamentos de crianças e mulheres, porém em algumas regiões os aldeões sentem-se gratos quando a criatura salva a vida de uma criança.
Essa criatura tem o tamanho de uma criança, variando de 60 cm até um metro, dependendo da região. Sua descrição mais comum é: Cabeça parecida com a dos primatas, possui cabelos, tem corpo escamoso em tons de verde e amarelo, casco de tartaruga e membranas nos pés e nas mãos.  Em algumas regiões eles são descritos como tendo um bico semelhante a uma ave, porém em todos os relatos dizem que o Kappa possui um estranho orifício no alto da cabeça que contêm um misterioso líquido que se acredita ser a fonte do seu poder.
Um dos maiores prazeres do Kappa é desafiar os seres humanos para um confronto, que por sua vez não pode recusar, pois tal atitude é a confirmação de uma morte certa. Mesmo sendo uma criatura temível e briguenta, o Kappa é extremamente educado, tornando assim possível ao desafiado tirar proveito dessa qualidade.

Fugindo do Kappa

Quem receber o desafio do Kappa deverá curvar-se profundamente diante dele, que por sua vez se sentirá no dever de retribuir o gesto de maneira cortês, fazendo escorrer assim o líquido que é a fonte de seu poder, tornando-se fraco. O desafiado deve aproveitar a chance para sair correndo, uma vez que mesmo fraco o Kapa é indestrutível e sua fonte de poder se regenera quando a criatura entra em contato com a água. 
A lenda conta que os japoneses aprenderam a curar fraturas com um Kappa, que ofereceu seus conhecimentos em troca do seu braço que fora amputado por aldeões em um Vilarejo.
O Kappa pode restaurar seus ossos se forem quebrados em questão de minutos, e se parte de seu corpo for arrancada, ele pode prendê-la novamente, unindo seus ossos e carne ao corpo, regenerando-se rapidamente. 
Proteja-se do Kappa
Existe um modo de se proteger de um Kappa, mas para isso é preciso ser precavido e andar sempre com um pepino na bolsa.
O pepino é o alimento preferido do Kappa, sendo assim, escreva seu nome e o de sua família na casca de um pepino e jogue-o no rio, antes de banhar-se, a criatura não recusará algo tão delicioso e se sentirá na obrigação de retribuir tal gentileza, não fazendo mal a quem lhe oferecer tal presente, uma vez que é honrado e educado.
Espero que tenham gostado, não esqueçam de sempre carregar um pepino ao visitar rios, lagos e lagoas, afinal não queremos ser desafiados por um Kappa ;)
Por: Yuri Van Dorp